Tenossinovite palmar

Aiiiiii como dói!!!

Tenossinovite palmar

Os tendões flexores dos dedos estão presentes na parte da palma das mãos. Esses tendões são recobertos por uma bainha sinovial, que auxilia a contração dos músculos que irão movimentar os dedos. A tenossinovite palmar é a inflamação desta bainha sinovial dos tendões dos músculos que fazem a flexão dos dedos. Na contração do músculo para movimentar os dedos, devido a inflamação ocorre dor local e o movimento das mãos não será realizado com a mesma habilidade.

Anatomia

A palma da mão é formada por por ossos pequenos, ligamentos, artérias e vasos sanguíneos, músculos e seus tendões. A pele da palma da mão é espessa porque deve resistir ao desgaste das atividades diárias. Os tendões entram no compartimento central da mão e se abrem em leque para entrar nas respectivas bainhas sinoviais comum dos dedos, que permitem o livre deslizamento dos tendões um sobre o outro durante o movimento dos dedos. Bainhas fibrosas dos dedos são específicas para cada dedo da mão, forma um túnel osteofibroso que contém os tendões dos músculos flexores e suas bainhas sinoviais.

Quadro clínico

Quando a inflamação do tendão e da bainha sinovial( tenossinovite) ocorre, o dedo incha e o movimento fica doloroso. Como os tendões do 2º,3º e 4º dedo quase sempre possuem bainhas sinoviais separadas a inflamação fica confinada ao dedo acometido. Em infeções não tratadas pode ocorrer o rompimento destas bainhas permitindo que a infecção se espalhe para o espaço palmar médio, através da palma ao túnel do carpo e parte anterior do antebraço. Até onde a infecção vai se propagar a partir dos dedos, depende das variações das suas conexões com a bainha comum dos flexores.

Causas

Lesões como uma perfuração da palma da mão por um prego enferrujado podem causar infecção e inflamação das bainhas sinoviais. O espessamento de uma bainha fibrosa digital na face palmar produz estenose do túnel osteofibroso do dedo. Este estreitamento do túnel é devido ao uso forçado repetitivo dos dedos, podendo a pessoa ficar sem conseguir estender os dedos, ouvir um estalo quando o dedo é estendido/ fletido passivamente( tenossinovite estenosante).

Diagnóstico

O diagnóstico é peculiar a cada caso, pode ser feito através do exame físico através do qual o médico irá avaliar:1) dor à extensão passiva do dedo; 2) dedo em flexão; 3) edema simétrico do dedo, podendo incluir a palma da mão; 4) dor à palpação ao longo da bainha do tendão flexor.

Exames de imagem: ultrassonografia

Tratamento

Pode ser medicamentoso através do uso de anti-inflamatório para alívio da dor e inflamação. Em caso de tenossinovite causada por infecção poderá ser necessário o uso de antibióticos. O tratamento fisioterapêutico é eficaz na maioria das vezes e o tratamento cirúrgico pode ser necessário em alguns casos.

Referências

MOORE, Keith l.; DALLEY, Arthur E. Anatomia Orientada para a Clínica. 4 ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan. p. 690.

SKINNER, Harry B.; McMAHON, Patrick J. Current Diagnóstico e Tratamento. 5 ed. Arthmed. p.507.

(LAVII, L.; MUSSO, M.G. Mão e Punho. Disponível em:http://www.bibliomed.com.br/…/ortopedia/livro2/cap/cap11.htm)

PASCHOARELLI, LC., and MENEZES, MS., orgs. Design e ergonomia: aspectos tecnológicos [online]. São Paulo: Editora UNESP; São Paulo: Cultura Acadêmica, 2009. 279 p. ISBN 978-857983-001-3. Available from SciELO Books <http://books.scielo.org>.

Figura – Fonte: http://saude.culturamix.com/…/tenossinovite-estenosante-dig…

Cinthia Rafaela

Estudante do 3º Período do Curso de Medicina