Chinese (Simplified)DutchEnglishFrenchGermanItalianPortugueseRussianSpanish
  • (27) 2102-2220
  • (27) 99956-2200
  • contato@clinicadedores.com.br

A REVOLUCÃO DOS ORTOBIOLӓGICOS

Dr. José Fábio Lana
Os chamados Ortobiologicos formam um conjunto de produtos, autólogos ou não, que são formados por um concentrado de células ou fragmentos celulares, e até micropartículas.
Dentre eles se destacam, entre outros:
  • PLASMA RICO EM PLAQUETAS
  • PRODUTOS DA MEDULA OSSEA (ASPIRADOS ou CONCENTRADOS)
  •  ENXERTOS DE GORDURA FRESCA
  • CELULAS TRONCO MESENQUIMAIS

Esses concentrados são processados, na maioria das vezes, por centrifugação e coleta.

Esse processamento pode ser fechado, por kits (machine) que já vêm prontos da indústria ou de forma manual (handmade).

Existem vários fatores que influenciam nesses preparados, e uma heterogenidade de produtos estão disponíveis hoje no mercado Norte-Americano.

Os Ortobiológicos vêm com uma proposta terapêutica de estimular o processo de vascularização e cicatrização em tecidos que estão degenerados ou em degeneração.

A capacidade de regeneracao desses produtos depende muito do metabolismo do tecido a ser tratado.

Atualmente a Medicina está saturada por uma grande quantidade de publicações na área cientifica. Quando fazemos uma pesquisa no PUBMED com o termo “Platelet-rich Plasma”, encontramos o número de 9.722 publicações, para “Bone Marrow Aspirate”,  2.663 publicações e “Bone Marrow Concentrate”, 458 publicacões. O termo “Bone Marrow Aspirate Concentrate” é menos citado e consta um achado de 141 referências.

A busca com desse número expressivo de cientistas e clínicos escrevendo as suas ideias, projetos, resultados e muitos estudos clínicos em humanos nos leva a considerar o tema como revolucionário.

Ao nosso ver, os Ortobiológicos fazem parte um grupo de técnicas que estão mudando a conduta do profissional médico no tratamento das doenças degenerativas do corpo humano. Tratam-se de uma nova ferramenta, que não faz mais parte de uma expectativa futura, e sim, de uma nova realidade. Que sejam muito bem vindas as técnicas minimamente invasivas da MEDICINA REGENERATIVA, uma verdadeira revolução nos tratamentos médicos!

Compartilhe esse post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *